More Website Templates @ TemplateMonster.com - February 24, 2014!

O que preciso saber pra castrar meu animalzinho!

SABENDO MAIS SOBRE CASTRAÇÃO!

A castração é uma das medidas mais eficazes para controle populacional dos peludos, procedimento seguro, muito comum nas clinicas veterinárias.

O que é a castração?
Nas fêmeas, é possível retirar só o útero ou só os ovários, embora o procedimento mais comum seja a retirada de ambos. Em machos, é a retirada dos testículos.

Quando os cães podem ser castrados?
Os machos devem ser castrados quando os testículos já estiverem formados. Como a puberdade dos animais muda de acordo com seu porte, a idade pode variar, mas, geralmente, com quatro meses eles já podem passar pela cirurgia. Para as fêmeas também vale a regra do porte. No entanto, o que se observa é que o primeiro cio ocorre, na maioria das vezes, aos seis meses. Conforme Petrucci, o mais recomendado é que a cadela seja esterilizada antes do primeiro cio, o que desfaz o mito de que é preciso ter uma cria antes de castrá-la.

— A indicação de castração precoce em fêmeas é muito assertiva porque se sabe, tecnicamente que, quanto mais tempo ela tiver hormônios, maior a possibilidade de desenvolver tumor de mama. Estudos falam em uma redução de 80% no risco de ter a doença — afirma o veterinário.

E os gatos?
Têm praticamente as mesmas indicações dos cães. Machos, em geral, a partir dos quatro meses, ou quando já estiverem com os testículos formados. Fêmeas felinas têm o cio mais irregular, portanto, o mais indicado é procurar um veterinário, que vai avaliar idade e peso do animal.

Quais são os benefícios da castração?
Além do controle populacional, a castração ainda tem alguns aspectos terapêuticos importantes. Nas fêmeas, tanto felinas quanto caninas, a cirurgia reduz os riscos de tumores de mama e outras doenças relacionadas ao sistema reprodutor. Machos também podem ter tumores nas mamas, portanto, também são beneficiados pelo procedimento. Outra questão importante entre os machos é que a cirurgia reduz o hábito de urinar pelos cantos. Em felinos, o processo deixa os animais mais caseiros, tanto machos quanto fêmeas.

A cirurgia é arriscada?
Petrucci afirma que esta é uma cirurgia muito comum e feita com rapidez pelos veterinários. No entanto, como envolve anestesia, sempre há riscos. Para evitar problemas, o especialista sugere que os proprietários escolham locais credenciados ao CRMV/MS. Como se trata de um procedimento cirúrgico, não pode ser feito em ambulatório ou outros locais.

Como preparar os animais?
O médico veterinário deve solicitar exames de sangue para avaliar a saúde do animal. Em alguns casos, também é importante fazer exames de imagem.

Como é o pós-operatório?
É preciso cuidar da lesão evitando que o animal tenha acesso aos pontos. Pode-se usar malhas específicas para cães e gatos e até mesmo colar elisabetano, aquele que parece um abajur.

Fêmeas que deram cria podem ser castradas quando?
Considerando que o cio das cadelas ocorre a cada seis meses, após ter filhotes, uma fêmea leva cerca de quatro meses para entrar no cio novamente (a gestação dura dois meses). O ideal, nesses casos, é esperar a cadela desmamar os filhotes e dar um tempo para que os hormônios voltem ao normal antes da castração.



Voltar

Website PetClin CENTER - Desde © 2017
Fones: 3038-8848 / 9947-4636 (Vivo+Whats)
Rua: Cafelândia N.292,Ao lado da feira central de Dourados